Sobre
Seja muito bem vindo/a ao Avulso. Um espaço onde pretendo explorar os mais variados temas nos quais sinto que tenho algo a acrescentar. A escolha do nome "Avulso" reflete justamente essa intenção de não me prender a um único tópico, permitindo-me escrever livremente sobre assuntos diversos que despertam o meu interesse no momento.
Sobre o Autor
Sou e sempre fui um trabalhador por conta de outrem, não tenho empresas ou negócios. A minha atividade laboral desenvolve-se exclusivamente em escritório, na area das Tecnologias da Informação. Todo o meu percurso académico contribuiu para o desenvolvimento do espírito crítico e curiosidade pelo como as coisas funcionam. Temas que para muita gente não tem interesse nenhum ou são banais, eu gosto de ler e aprender mais sobre eles.
Sou apaixonado por desporto, especialmente futebol, desporto que pratico casualmente. Apoio incondicionalmente o clube da cidade que me viu crescer. Além disso, sou um entusiasta das duas rodas, tenho carro, mas é em duas rodas que me sinto melhor. Sou motard mas não pertenço a nenhum moto clube. Gosto apenas da liberdade, da eficiência e do baixo impacto em termos de espaço ocupado, e da adrenalina que o ocasional passeio pela serra oferece. Por vezes uso também a minha bicicleta para deslocações mais curtas, fazer um passeio ou algum exercício físico, mas não me considero um ciclista.
Apoio causas ligadas à mobilidade, ao urbanismo sustentável e sou um defensor dos transportes públicos. Acredito que reduzir a nossa dependência crónica do carro e criar formas alternativas de nos deslocarmos é essencial para criarmos um ambiente mais equilibrado, saudável e economicamente sustentável para todos.
Politicamente falando, apesar de ter sempre votado desde que me é permitido, acredito não existir algum partido em Portugal que me represente ou que chegue perto o suficiente. Por isso não tenho, nem terei num futuro próximo, a não ser que existam mudanças mesmo radicais, nenhuma afiliação ou afinidade política por nenhum partido em particular. Se em algum momento isso mudar, comprometo-me a alterar este parágrafo. No entanto, mesmo não tendo partido, se tivesse de me colocar no compasso político, talvez a posição mais adequada seria centro no eixo económico e liberal no eixo social.
Não sou jornalista, mas tento ser o mais imparcial possível. Não tendo carteira profissional, mas é minha intenção cumprir minimamente, e dentro do possível, os princípios do código deontológico do jornalista. Por isso estou disposto a providenciar direito de resposta a quem na sua opinião, sentir que alguma história não foi contada como deveria ser. Mais detalhes na página de contacto.
Motivação
Este blogue surge numa altura em que acho existirem poucas publicações realmente independentes, sem interesses escondidos ou algum patrono por trás. Este é e sempre será um espaço meu e independente onde eu escrevo sobre aquilo que me apetecer, quando me apetecer.
Sinto também que existe um vácuo enorme de conteúdo escrito em língua portuguesa em certos temas, como por exemplo urbanismo e ordenamento de território em geral. Ambas areas que acredito Portugal ainda estar no século XX. Por isso é meu objetivo também dar uma oportunidade aquelas pessoas que não têm a possibilidade de consumir conteúdo em inglês, o possam fazer desta forma em português, e não percam a oportunidade de se educarem em temas que simplesmente não são abordados polos meios de comunicação tradicionais.
Meios tradicionais que hoje em dia se parecem mais preocupados em dividir a opinião pública com agendas próprias, mais ou menos propaganda, ou com sensacionalismos que em nada informam, só desinformam e só confundem a população. Este não vai ser um blogue de notícias, não sairá um artigo a noticiar um acidente, mas poderá sair um a dar conta que acidentes têm aumentado ou diminuído nos últimos anos, quais as possíveis causas e quais as possíveis consequências. É este o tipo de conteúdo que pretendo escrever, espero que gostem.